Quero-quero

Na UPP de Promoção VI estamos realizando - ainda não finalizamos - intervenções de caráter sócioafetivas e culturais, envolvendo a Promoção e Educação da Saúde com adolescentes da casa de passagem Quero-Quero a partir de um cronograma pré-definido. O local de abordagem é uma casa de passagem de pequeno porte, localizada na zona sul de Porto Alegre, a princípio com 10 vagas de acomodações. Lá possui regime de coeducação, que atende as solicitações e determinações de abrigagem de adolescentes vinculados a atos infracionais. Este local tem buscado através de sua metodologia realizar um trabalho individualizado e em pequenos grupos, investindo no fortalecimento dos laços familiares, procurando oferecer um espaço que se aproxime da realidade de um lar, com adequadas condições para um bom desenvolvimento entre os adolescentes que lá se encontram. 

O foco das nossas intervenções na casa é o conhecimento das diretrizes e dos principais objetivos da modalidade de abrigagem de adolescentes, sob a responsabilidade do Poder Público - Prefeitura de Porto Alegre -  o funcionamento do processo de atendimento social orientado com o consentimento das famílias e preservando o direito dos adolescentes a terem uma convivência com seus familiares.

Nossa primeira visita realizada na Casa de Passagem Quero-Quero ocorreu do dia 25 de Setembro de 2014. Ao chegarmos à casa encontramos o monitor da UPP (Andrei) e com o monitor da casa. Depois entramos para os fundos da residência onde já estavam alguns dos adolescentes, que nos ajudaram a carregar cadeiras para quiosque, onde nos reunimos para conversarmos e nos apresentarmos. 

Já nossa segunda intervenção ocorreu dia 13 de novembro e sentimos que os meninos já se sentiram  mais à vontade. Levamos papel pardo, tintas e canetas coloridas para que eles pudessem escrever, pintar ou desenhar o que sentissem vontade. Estamos organizando um festival de cunho artístico que será realizado na próxima semana. Alguns dos meninos irão cantar e dançar. Outros farão pinturas. Um deles fará a abertura do festival  e irá apresentar um poesia. Tudo será de cunho autoral.

Estamos ansiosos e bem otimistas com o resultado final de nossas intervenções.


0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar seus comentários :)