Iniciação Científica

Logo que entrei no curso me sentia perdida. Muito mais do que hoje obviamente... 

Um dia vi um bilhete em mural do corredor que dizia algo do tipo " vaga para bolsista em projeto de  leptospirose canina em um reassentamento". Achei interessante. Gosto de saber sobre doenças e amo cães, então entrei em contato.

A prof. Marilise marcou uma conversa e depois agendamos um "teste", para ver se eu gostava e iria querer ficar no projeto. 

Minha primeira ida no reassentamento foi um "teste" em todos os sentidos. De todas as vezes que fomos lá, a primeira foi a pior sem sombra de dúvidas. Foi um misto de pena, nojo, dor no coração e ao mesmo tempo raiva de ver aquelas pessoas tão "atiradas" como estavam. Me doía ver os cães sem nada de pelo, pura sarna. Aliás eu sentia coceira, pois já tive escabiose - peguei de um filhote de cão que resgatei certa vez. Pois então, os cães eram sarnentos, pulguentos e multilados. Os carrapatos subiam pelas paredes de algumas casas. Com as pessoas não era nada diferente. As crianças eram sujas e cheias de piolhos. As pessoas também tinham escabiose e muitas estavam doentes - com HIV e TB. Mas apesar de tudo, eu gostei de estar ali, de ter aquele tipo de contato com aquela realidade.

Então me tornei bolsista de iniciação científica. E foi a melhor decisão que tomei desde que entrei na Saúde Coletiva, pois foi a partir desse momento em que passei a aprender na prática (desde o primeiro semestre) um pouco da teoria aprendida em sala de aula.

Fui bolsista de iniciação acho que por uns 7 meses. Apresentei no SIC da UFRGS de 2012. Depois minha bolsa terminou mas falei para a prof. Marilise que gostaria de dar continuidade ao trabalho. Foi então que me tornei bolsista da Prof. Márcia Monks (prof da medicina veterinária) que trabalhava em outro projeto no mesmo local - andávamos sempre em grupo. Então passei a ser bolsista de extensão em um projeto sobre DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos).

Meses depois, quando ambos os projetos já estavam no final, a Marilise falou sobre o projeto na Reprodução Assistida no HCPA e eu prontamente me candidatei à vaga de bolsista de IC novamente. Foi 1 ano e 2 meses trabalhando com a enfermeira Suzana Zachia e foi MUITO BOM novamente. Aprendi tantas coisas... coisas que se eu tivesse (somente) fazendo o curso que eu amo - medicina-  é bem provável que eu não tivesse aprendido. Apresentei em dois SICs com esse projeto, o da PUCRS do ano passado e o desse ano da UFRGS.

No momento sou oficialmente bolsista de iniciação científica do PROFUSA (Projeto Fumo e Saúde). Oficialmente pois ainda estamos finalizando publicações do projeto do HCPA, uma cartilha de educação ambiental para o Reassentamento Porto Novo e vou começar muito em breve o projeto do meu TCC, que também será no HCPA.

Está sendo com certeza a "cereja do bolo" da minha formação como sanitarista, e tenho certeza que ainda muitas coisas bacanas estão por vir :)

















0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar seus comentários :)