O estigma

Conforme o dicionário, a palavra estigma é definida por marca, sinal. Ou então cicatriz que deixa uma chaga, uma doença: os estigmas da varíola. Também pode ter significado figurado como marca infamante; labéu, ferrete: os estigmas do vício. Na botânica é a parte superior do pistilo e na zoologia o orifício respiratório dos insetos, dos aracnídeos. E por último ainda tem o significado mais religioso, ligado à Igreja Católica que são os ferimentos de Jesus Cristo.


O que vou falar neste post é sobre o estigmas que vemos todos os dias na saúde.

Vou historiar com um caso que tem acontecendo agora comigo...

Acredito que uma lenda não surge "do nada". 

Em Porto Alegre há dois hospitais que possuem péssimas famas, que é o hospital Vila Nova e o Independência. Ambos atendem pelo SUS. 

Pois bem, uma amiga minha internou em um quadro de pneumonia no hospital independência. Passou ( e ainda está lá) a mais de 45 dias. O quadro ficou MUITO crítico. Até o presente momento não sabemos qual será o desfeixo dessa história - visto que conforme os médicos, precisamos de um milagre para a reversão da situação. 

Enfim, certo dia comentei com uma colega da saúde coletiva e iria vistar essa amiga doente no hospital e ela me perguntou onde ela estava internada. Eu respondi e ela falou que o hospital Independência é péssimo, que quem entra vivo, sai morto, etc. Curiosamente eu já havia ouvido isso pelo menos meia dúzia de vezes.  Mas o que originou essa lenda? Um mau atendimento? Um profissional da saúde ruim? Uma morte? Várias mortes? Eu honestamente não consigo achar que tenha sido somente uma dessas opções, pois em TUDO que é lugar vemos atendimentos ruins, profissionais péssimos e mortes. Talvez tenha sido tudo isso e mais um pouco... 

A questão é que depois que o ocorre o estigma, raramente se consegue tirá-lo.  Minha amiga entrou "bem" para ser tratada. Está a beira da morte. 

Pedi para o meu marido que por favor, se um algum dia algo de ruim acontecer com minha saúde novamente, que jamais me leve para o Vila Nova ou para o Independência. Aconteça o que acontecer!

0 comentários:

Postar um comentário

Fique a vontade para deixar seus comentários :)